segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Bakunin de volta aos debates no GEIPA

Ser coletivamente livre é viver no meio de homens livres e ser livre pela liberdade deles. O homem, já dissemos, não poderia tornar-se um ser inteligente, dotado de uma vontade refletida, e, por conseqüência, não poderia conquistar sua liberdade individual fora e sem o concurso de toda a sociedade. A liberdade de cada um é, portanto, o produto da solidariedade comum. Mas essa solidariedade, uma vez reconhecida como base e condição de toda liberdade individual, evidencia que, se um homem está no meio dos escravos, ainda que fosse seu amo, seria necessariamente o escravo de sua escravidão, e só poderia tornar-se real e completamente livre por sua liberdade. Portanto, a liberdade de todo o mundo é necessária à liberdade; daí resulta que não é absolutamente verdadeiro dizer que a liberdade de todos seja o limite de minha liberdade, o que equivaleria a uma completa negação desta última. Ela é, ao contrário a sua confirmação necessária e sua extensão ao infinito.


Bakunin




O mês de setembro o Grupo de Estudos das Idéias e Práticas Anarquistas promove um encontro para discutir o livro “Catecismo Revolucionário – Programa da sociedade da revolução internacional” do Mikhail Bakunin, lançado no Brasil pela Editora Faísca e com lançamento no mês de abril em evento promovido pelo próprio GEIPA.



A retirada do textos é na Casa de cópias, no endereço na Rua Coronel Francisco Gomes 1265 - Bucarein, Joinville-SC Fone: 47-3028-7355 ( no sentido centro para zona sul é uma quadra antes do BIG, ao lado da FCJ)



Enquanto o local para a reunião de estudos é o Centro de Direitos Humanos de Joinville “Maria Graça Braz” (RUA DOUTOR PLÁCIDO OLÍMPIO DE OLIVEIRA, 660 - BUCAREIN CEP: 89202450 - JOINVILLE – SC).



Data do encontro 12 de setembro de 2009 – sábado.

Horário: 15 às 17 horas.

Nenhum comentário: