segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Carta Aberta em solidariedade ao militante social preso em Joinville-SC.

Carta Aberta em solidariedade ao militante social preso em Joinville-SC.

"Liberdade de expressão? Tente e a polícia estará lá com seus cavalos, seus cassetetes, suas armas, para parar você." Howard Zinn

No último dia 07 de setembro de 2008, na cidade de Joinville-SC, aconteceu a participação dos Gritos dos/as Excluídos/as no desfile do “Dia da Independência”. O último bloco a compor o Grito dos/as Excluídos/as era do Movimento Passe Livre, Centro Acadêmico Livre de História Eunaldo Verdi, Centro de Mídia independente e militantes sociais de outros grupos.

Entre as bandeiras levantadas estava a necessidade de curar uma recente cicatriz da história brasileira. Por isso, quatro militantes sociais buscaram fazer uma intervenção lúdica sobre a abertura dos documentos do período da Ditadura Militar (1964-85). Três estavam caracterizados como vítimas da tortura estatal e militar brasileira e outro trajava roupa alusiva a um militar. Ao entrar no desfile o militante social foi abordado por um grupo de policiais, arrastado até uma viatura, enquanto a população assistia e gritava por sua libertação. Os demais militantes buscaram abrir o diálogo com os policiais militares e acabaram recebendo mais violência estatal em nome da “ordem” e da “paz social” da democracia representativa brasileira.

O GEIPA – Grupos de Estudos das Idéias e Práticas Anarquistas – vem a público para escrever as simples palavras de solidariedade ao companheiro de luta e pontuar que a prisão no último 07 de Setembro de 2008 foi mais uma ação do Estado para criminalizar os movimentos sociais e todos os lutadores /as sociais, assim perpetuando a exploração capitalista em nome do Estado e das Empresas Privadas.

Portando, o GEIPA, se coloca a disposição para contribuir e direcionar todo apoio mútuo necessário para derrubar a permanência histórica de prisões e cerceamento da liberdade de expressão no seio das lutas sociais e toda sociedade brasileira.


Joinville, 15 de Setembro de 2008.

GEIPA – Grupo de Estudos das Idéias e das Práticas Anarquistas.

http://www.geipajoinville.blogspot.com/

Nenhum comentário: